terça-feira, 1 de setembro de 2009

31/08/2009 12:08:19
VIVIANE MAUS

Voltando ao assunto do texto...

Sobre os PAs:

* Nos PAs o tema é levantado pelo aluno, o agente é o aluno, o professor é o problematizador, sendo que a curiosidade e o desejo dos aprendizes é o que move a construção do PA. Dúvida:Digamos que estamos em nossas escolas, temos uma grade curricular a cumprir com conteúdos a serem abordados ao longo do ano letivo, o qual muitas vezes é curto para trabalharmos todos os conteúdos. Então, se o tema é levantado pelo aluno, esse tema poderá estar desvinculado com os conteúdos que precisamos trabalhar?Não estou questionando o PA como instrumento de aprendizagem, pois acho de fundamental importância que os assuntos que trabalhamos em aula devam ser instigadores, que estimulem a curiosidade e o desejo dos aprendizes, mas minha preocupação é com o vínculo do tema escolhido pelos alunos aos conteúdos que precisamos trabalhar. Talvez minha dúvida pareça pobre para alguns, mas preciso salientar a importância de não perdermos o foco e os objetivos do nosso trabalho. E aí???? Alguém poderia esclarecer minha dúvida? *

Abraço da Vivi

Um comentário:

  1. Olá Viviane!
    Na realidade o PA deveria ser uma proposta pedagógica dentro da escola, onde as diversas disciplinas desafiariam, a partir do PA, seus conteúdos... Uma dica é fazer a experiência da metodologia de PAs e não um PA propriamente dito com os alunos em torno de um conteúdo, também é uma experiência interessante. O que acha? Abraços querida

    ResponderExcluir