sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Arquiteturas Pedagógicas...

Questões para orientar a construção da arquitetura pedagógica


- O que estamos propondo é uma arquitetura pedagógica? Por quê?
A arquitetura pedagógica escolhida foi a arquitetura de ação simulada, porque se utiliza de simulações que reproduzem situações da vida real, de acordo com Carvalho et al, (2007, p. 49) “[...] busca-se traduzir na simulação os fatos e os fenômenos de modo mais acurado possível para que cada atividade requerida contemple habilidades específicas [...]”.


- Que concepção pedagógica fundamenta a proposta desta arquitetura?
 Nessa proposta a concepção pedagógica que a fundamenta é a de “Educar para a autonomia e a cooperação”. Ou seja, através das situações de aprendizagem vivenciadas pelos alunos, esses poderão discutir pontos de vista diferentes sobre um fato atual, subordinados às regras do respeito mútuo e da cooperação.


- Quais são nossas intenções ao fazer esta proposição?
Desacomodar os alunos e sensibilizá-los sobre questões ambientais relacionadas aos limites de espaço e o respeito do espaço alheio.


- A proposta é inovadora? No que ela inova? Se eu não estivesse fazendo este curso, teria condições de propô-la?
É inovadora à medida que desacomoda o aluno e o coloca diante de um outro ponto de vista, ou seja, ele passa de observador pacífico a um observador que reflete sobre a realidade. Diante disso, ele poderá ser capaz de modificar seu ponto de vista frente às questões ambientais.
Se eu não estivesse fazendo este curso, talvez a fizesse de outra forma, sem compreender levar em conta a relevância de aspectos como a autonomia e  a cooperação.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário